O tratamento Coito Programado é indicado quando a ovulação não ocorre normalmente – anovulação – e também em casos de infertilidade sem causa aparente.

Passo 1 – Consulta médica com especialista

Na consulta serão solicitados exames laboratoriais, hormonais, espermograma, exames para avaliação das tubas uterinas – a histerossalpingografia – e o ultrassom transvaginal para avaliação de útero e ovários.

Passo 2 – Início do tratamento

O tratamento começa no início da menstruação. Quando a menstruação ocorre naturalmente é necessário apenas aguardar. Em caso de pacientes que não menstruam naturalmente, é possível induzir a menstruação com medicação. Com o início da menstruação é necessário uma consulta médica no primeiro, segundo ou terceiro dia do ciclo. Nesta consulta um novo ultrassom será feito para avaliar os ovários. É feita uma contagem de folículos antrais e uma avaliação para verificar se há algum cisto que pode atrapalhar a indução da ovulação. Estando tudo dentro das expectativas, inicia-se a medicação para o induzir o crescimento dos folículos ovarianos.

Passo 3 – Acompanhamento com ultrassonografia

Acompanhamento com ultrassonografia para saber se o medicamento utilizado está surtindo efeito, se os folículos estão se desenvolvendo como deveriam e ver quantos folículos estão se desenvolvendo. Para isso faz-se a ultrassonografia seriada, que nada mais é do que a própria ultrassonografia transvaginal realizada em dias diferentes.

Em quais dias devem ser feitas essas ultrassonografias? Não há dia ou intervalo fixo. A definição de datas depende da resposta de cada paciente. O tratamento tem que ser individualizado. Há pacientes que respondem rapidamente, necessitando de exames em sequência, há pacientes nas quais os ovários podem demorar mais a responder. O cenário é avaliado em cada consulta.

Passo 4 – Orientação de dias férteis

O quarto passo consiste em orientar o casal sobre quais serão os dias mais férteis daquele ciclo – que são os dias que eles devem manter as relações sexuais.

Passo 5 – Confirmação da ovulação

Através de um novo exame de ultrassom confirma-se a ovulação. Existem casos que, mesmo com a medicação, a ovulação acaba não acontecendo. O folículo pode não romper, o óvulo pode ficar retido. E é importante saber se isso aconteceu ou não.

Passo 6 – Exame Beta Hcg

Confirmando a ovulação e o casal mantendo as relações nas datas indicadas, deve-se aguardar 15 dias para a realização do exame de sangue do Beta HCG para confirmar a gravidez.

Dificuldade em engravidar?

Planeje sua gravidez com a ajuda de uma equipe especialista!

Saiba mais sobre coito programado.

Saiba mais sobre inseminação artificial.

Saiba mais sobre fertilização in vitro simplificada.

Conheça também o apoio psicológico e terapêutico do Centro de Fertilidade Saab: #Juntas 

Conteúdo de caráter informativo desenvolvido pelo Centro de Fertilidade Saab.

Médica convidada:

Dra. Rosaly Bustelo Saab Kost – CRM-PR 30.412
Ginecologista e Obstetra – RQE 24.841
Especialista em Reprodução Assistida – RQE 26.913
Especialista em Endoscopia Ginecológica – RQE 26.912

Conheça nossos tratamentos mais procurados

FIV SIMPLIFICADA

FIV NATURAL

PGD DIAGNÓSTICO PRÉ-IMPLANTACIONAL

Conheça Nossos Planos

FIV por
Tentativa

O custo é por tentativa de Fertilização In Vitro. Inclui ecografias de controle, sedação, punção ovariana, ICSI, Super ICSI, Hatching e transferência embrionária.

2
Tentativas

Valor cobrado para pacote de duas tentativas de Fertilização In Vitro. Inclui ecografias de controle, sedação, punção ovariana, ICSI, Super ICSI, Hatching e transferência embrionária.

3
Tentativas

Valor cobrado para pacote de três tentativas de Fertilização In Vitro. Inclui ecografias de controle, sedação, punção ovariana, ICSI, Super ICSI, Hatching e transferência embrionária.

Tentativas
ILIMITADAS

Cobre tentativas ilimitadas até a confirmação da gestação com confirmação de batimentos cardíacos fetais presentes. Inclui ecografias de controle, sedação, punção ovariana, ICSI, Super ICSI, Hatching e transferência embrionária. Confira pré-requisitos.

Plano
REGRESSIVO

Nesta modalidade os custos são regressivos até a quarta tentativa. Inclui ecografias de controle, sedação, punção ovariana, ICSI, Super ICSI, Hatching e transferência embrionária.

Plano
PARCELADO
ANTECIPADO

Pagamento parcelado e concluído antes da realização do procedimento. Inclui ecografias de controle, sedação, punção ovariana, ICSI, Super ICSI, Hatching e transferência embrionária.

FORMAS DE
Pagamento

Consulte parcelamentos e outras formas de pagamento.

Vem de Outra Cidade?