Essa é uma pergunta que recebemos todos os dias. Frequentemente acompanhamos o surgimento de grandes vilões em dietas e o glúten parece ser o vilão da vez. 

Vemos muitas pacientes com indicação de tirar o glúten, principalmente pacientes que têm endometriose, com recomendações de que, se tirar o glúten da dieta, as chances de gravidez podem melhorar. 

Este tipo de narrativa é muito preocupante. Quando procuramos bases científicas, buscando a ciência publicada não encontramos nenhum trabalho associando a dieta sem glúten à melhores chances de gravidez. 

Mas então só tirar o glúten da dieta não seria uma coisa simples?

Toda a nossa dieta contemporânea é baseada em glúten. A retirada do glúten pode gerar sofrimento e privação. É possível gerar até um certo grau de exclusão social que devemos levar em consideração na hora de indicar um tratamento. Sempre que fazemos uma indicação é necessário ponderar o bem desta indicação em contrapartida ao malefício.

Quando não temos nenhuma evidência preponderando que a retirada do glúten pode melhorar as chances, e, muitas vezes pode até piorar, pois o casal acaba ficando mais estressado, nós não podemos fazer esta indicação como rotina. 

Resumindo: Retirar o glúten da dieta vai melhorar as chances de engravidar?

Não existe nenhuma evidência científica deste fato. Só indicamos para as pacientes tratamentos ou interferências que são comprovados. Sempre as pacientes precisam receber os melhores tratamentos, os que têm as melhores evidências com o maior nível de segurança.

Planeje sua gravidez com a ajuda de uma equipe especialista!

Saiba mais sobre fertilização in vitro.

Saiba mais sobre inseminação artificial.

Saiba mais sobre coito programado.

Conheça também o apoio psicológico e terapêutico do Centro de Fertilidade Saab: #Juntas 

Conteúdo de caráter informativo desenvolvido pelo Centro de Fertilidade Saab.

Médico convidado:

Dr. João Guilherme Grassi dos Anjos – CRM-PR 29.256
Ginecologista e Obstetra – RQE 20.022
Especialista em Reprodução Assistida – RQE 24.635

Conheça nossos tratamentos mais procurados

FIV SIMPLIFICADA

FIV NATURAL

PGD DIAGNÓSTICO PRÉ-IMPLANTACIONAL

Conheça Nossos Planos

FIV por
Tentativa

O custo é por tentativa de Fertilização In Vitro. Inclui ecografias de controle, sedação, punção ovariana, ICSI, Super ICSI, Hatching e transferência embrionária.

2
Tentativas

Valor cobrado para pacote de duas tentativas de Fertilização In Vitro. Inclui ecografias de controle, sedação, punção ovariana, ICSI, Super ICSI, Hatching e transferência embrionária.

3
Tentativas

Valor cobrado para pacote de três tentativas de Fertilização In Vitro. Inclui ecografias de controle, sedação, punção ovariana, ICSI, Super ICSI, Hatching e transferência embrionária.

Tentativas
ILIMITADAS

Cobre tentativas ilimitadas até a confirmação da gestação com confirmação de batimentos cardíacos fetais presentes. Inclui ecografias de controle, sedação, punção ovariana, ICSI, Super ICSI, Hatching e transferência embrionária. Confira pré-requisitos.

Plano
REGRESSIVO

Nesta modalidade os custos são regressivos até a quarta tentativa. Inclui ecografias de controle, sedação, punção ovariana, ICSI, Super ICSI, Hatching e transferência embrionária.

Plano
PARCELADO
ANTECIPADO

Pagamento parcelado e concluído antes da realização do procedimento. Inclui ecografias de controle, sedação, punção ovariana, ICSI, Super ICSI, Hatching e transferência embrionária.

FORMAS DE
Pagamento

Consulte parcelamentos e outras formas de pagamento.

Vem de Outra Cidade?