Afinal qual é a dieta da fertilidade? Como eu posso melhorar a minha alimentação para aumentar as minhas chances de gravidez?

Como tudo na vida, o equilíbrio é imprescindível. Existem alguns estudos avaliando que algumas alterações alimentares visando o maior equilíbrio podem melhorar as chances de gravidez e a qualidade dessa gravidez. 

Dicas:

– Trocar os carboidratos simples pelos complexos. Exemplos: trocar arroz branco, massas brancas e farinhas brancas por versões integrais e trocar a batata inglesa, por exemplo, por batata baroa ou batata doce. E isso pode melhorar os índices glicêmicos.

– Substituir as proteínas gordurosas como a carne de vaca e a carne de porco por proteínas magras como frango e peixe. 

– Abundância de vegetais – muito bem lavados como legumes, folhas e frutas com bagaço – pois estas ajudam bastante o trânsito intestinal.

– Usar mais azeite de oliva no lugar de óleo de cozinha.

– Evitar embutidos.

– Consumir uma ou duas medidas de leites e derivados.

Algumas pacientes acabam usando alguns alimentos diferentes, principalmente após a transferência embrionária pois algumas fontes na internet indicam que isso pode ajudar na implantação do embrião. São exemplos: chá de inhame, physalis e abacaxi, entre outros. O importante é sempre reforçar que não existem evidências científicas que comprovem essa eficácia. Caso você goste destes alimentos e queira incluir na sua dieta isso não vai te fazer mal. Mas, se esse consumo for um transtorno, não é obrigatório. Não é isso que vai aumentar as suas chances de gravidez.  

O mais importante na dieta para a fertilidade – e não só para a fertilidade e sim como uma escolha para toda vida – é o equilíbrio. Dessa forma será possível ter uma gravidez saudável e qualidade de vida para poder curtir os filhos por toda a vida.

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Médico convidado:

Dr. João Guilherme Grassi dos Anjos – CRM-PR 29.256
Ginecologista e Obstetra – RQE 20.022
Especialista em Reprodução Assistida – RQE 24.635

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