Hands joined in circle holding breast cancer struggle symbol  on white background

Programa Oncofertilidade

A Oncofertilidade é sub-área recente da Reprodução Assistida. Frequentemente pacientes jovens em idade reprodutiva são submetidas à quimio ou radioterapia para tratamento de doenças neoplásicas (p.ex. câncer de mama, leucemias, linfomas), hematológicas não neoplásicas (p.ex. anemia aplásica severa) ou mesmo reumatológicas (p.ex. LES), o que nas últimas décadas foi responsável por importante aumento na sobrevida e cura destas pacientes, porém trazendo com frequência importantes sequelas reprodutivas, como a infertilidade permanente.

Neste contexto foi criada a Oncofertilidade, com a intenção de identificar os pacientes que potencialmente se tornarão inférteis por estes tratamentos e oferecer a possibilidade oportuna de preservação da fertilidade.

Tendo isto em mente, criamos o “Programa Oncofertilidade” através do qual direcionamos atenção a este grupo de pacientes, oferecendo atendimento rápido, direcionado por agendamentos imediatos e ampla comunicação com oncologistas. Provemos agilidade e acessibilidade necessárias nesse tipo de tratamento, evitando atrasos ou desperdício de tempo.

Disponibilizamos de congelamento de espermatozóides, além de vitrificação de óvulos e embriões com excelentes resultados. Pesquisas promissoras em congelamento de tecido ovariano em breve tornarão este método aplicável na preservação da fertilidade em mulheres e meninas portadoras de câncer que não possam congelar óvulos ou embriões.