Quando o casal deve procurar tratamento para ter filhos?

  • Após 1 ano de vida sexual sem contracepção e sem obter uma gestação.
  • Após 2 abortos consecutivos.
  • Quando a mulher tiver mais que 35 anos ou houver qualquer outra suspeita de dificuldade para engravidar em qualquer idade, o tratamento pode ser iniciado antes de 1 ano de tentativa de engravidar.

Está aumentando o número de casais inférteis?

Sim. A sexualidade mais precoce e liberal com conseqüentes doenças sexualmente transmissíveis, a postergação da maternidade associada a fatores ambientais como poluição e stress tem elevado o índice de casais com dificuldade para ter um filho.

A fertilidade diminui com a idade?

Sim. Aos 15 anos a mulher tem 1% de chance de ser infértil, enquanto que, aos 35 anos, este índice é de 30%. Mesmo que após os 35 anos a mulher não seja infértil, ela geralmente terá mais dificuldades para engravidar necessitando um maior número de tentativas quer seja para gravidez espontânea ou através de tratamentos.

Laqueadura Tubárea – como resolver?

A mulher com trompas laqueadas pode voltar a engravidar após uma microcirurgia tubária. A cirurgia é fácil e com ótimos resultados, realizada por laparoscopia e mini-laparotomia, necessitando de internamento de apenas 10 horas, com alta hospitalar no mesmo dia e retorno ao trabalho em 7 dias. A Fertilização “in vitro” também pode ser utilizada com ótimos resultados. A escolha do método de tratamento fica a critério do casal.

Vasectomia – como resolver?

Homens que tenham realizado a vasectomia há menos de 10 anos podem recuperar sua fertilidade com uma micro-cirurgia semelhante à realizada para a vasectomia, porém com duração maior, necessitando internamento hospitalar de apenas algumas horas. Após 10 anos da vasectomia, geralmente os espermatozóides obtidos após a reversão apresentam qualidade e quantidade insuficientes para uma gravidez espontânea. Está então indicada a Fertilização “in vitro” com ICSI (injeção intra-citoplasmática de espermatozóides). Pode-se optar por esta última técnica mesmo para homens com vasectomia realizada há menos de 10 anos. Os resultados são excelentes.

O que é Endometriose?

É um implante de células do endométrio (camada que reveste internamente o útero e que descama durante a menstruação) no interior do abdome podendo instalar-se em ovários, trompas e intestinos. Este tecido, sob estímulo hormonal, provoca “micro-menstruações” nestes locais levando comumente à dor abdominal (exacerbada no período menstrual e durante a relação sexual) e à infertilidade.

Como diagnosticar e tratar a Endometriose?

A vídeo-laparoscopia é o melhor método para diagnosticar a endometriose e já permite o tratamento através da cauterização dos focos e remoção de cistos ovarianos endometrióticos. Pode ser associado o tratamento clínico com medicamentos com duração de 6 meses. Se após o tratamento da endometriose a paciente não conseguir engravidar, está muito bem indicada a Fertilização “in vitro”.

O que é ovário policístico?

São ovários nos quais os folículos iniciam o seu desenvolvimento, mas não conseguem atingir o tamanho nem romper suas paredes para liberação do óvulo (ovulação). O diagnóstico é realizado pela história clínica da paciente e comprovado por ultrasonografia e dosagem hormonal. O tratamento inicia-se com medicamentos estimulantes da ovulação e, na falha destes, realiza-se cauterização da cápsula ovariana por vídeo-laparoscopia.

O que é avaliação da reserva ovariana?

São testes realizados para determinar o potencial de produção de óvulos pelos ovários. São especialmente importantes em pacientes com idade acima de 35 anos.

O que é menopausa precoce?

Normalmente o estoque de óvulos nos ovários se esgota ao redor dos 45 – 50 anos. Quando este fato ocorre mais cedo, denominamos menopausa precoce. Se o quadro estiver totalmente estabelecido, o único tratamento disponível é a doação de óvulos.

Quando utilizar doação de óvulos?

Quando a paciente não apresentar óvulos por ter tido seus ovários retirados cirurgicamente; destruídos devido a cistos, tumores, infecções, endometriose, tratamentos oncológicos ou apresentar falência ovariana prematura também denominada menopausa precoce.

O que é, e quando utilizar útero de aluguel?

Esta técnica é indicada quando a mulher que deseja engravidar não apresenta útero normal, ou mesmo portadoras de doenças em grau avançado como diabete, insuficiência cardíaca ou pulmonar, pressão alta ou outras que as impossibilitem de suportar uma gestação. Felizmente estas situações são raras. Nestas condições, o casal que deseja ter um filho terá o óvulo da mulher fertilizado pelo espermatozóide do marido em laboratório e o embrião assim formado é implantado no útero emprestado por uma mulher com parentesco consanguíneo de até quarto grau (primeiro grau – mãe; segundo grau – irmã/avó; terceiro grau – tia; quarto grau – prima), em todos os casos respeitada a idade limite de 50 anos.

O que é o “Laser Assisted Hatching”?

Os embriões apresentam uma cápsula que se chama zona pelúcida. Após o quinto dia de desenvolvimento, o crescimento do embrião faz com que esta cápsula se rompa. Se esta cápsula não se romper, o embrião não se exterioriza impossibilitando sua fixação à parede uterina, sendo então eliminado do organismo materno. Para facilitar o rompimento desta cápsula, nós realizamos uma pequena abertura na mesma com um minúsculo disparo de raio laser. Isto aumenta a chance de gravidez, principalmente em mulheres com mais de 35 anos.

Como fazer uma Fertilização “In Vitro” morando longe de Curitiba?

O casal deve entrar em contato com o Centro de Fertilidade Saab ou Centro Paranaense de Fertilidade por Telefone ou e-mail. Os exames iniciais poderão ser realizados na sua própria cidade, assim como os primeiros medicamentos sob a orientação do seu ginecologista e supervisão de nossa equipe médica. A mulher deverá estar em Curitiba entre 1 a 4 dias antes do dia fértil e o marido no dia fértil dela quando será realizada a retirada dos óvulos e fertilização dos mesmos. O casal poderá retornar à sua casa ou aguardar em Curitiba por 2 a 3 dias para receber os embriões, quando o tratamento se encerra.

Quanto custa um tratamento de infertilidade?

Os modernos tratamentos aqui relatados simplificaram-se nos últimos anos e são acessíveis a praticamente todos os casais. O Centro de Fertilidade Saab e Centro Paranaense de Fertilidade tratam casais de todas as classes sociais. Acesse a página “Custos” no menu “Mais Informações” para saber os custos do Centro de Fertilidade.

Crossmatch test, vacina com anticorpos paternos e outras imunoterapias

A ANVISA, através da nota técnica número 005/2016/GSTCO/GGMED/DIARE/ANVISA, proibiu a realização de imunoterapias, pela falta de comprovação de efetividade e pelo potencial risco biológico.

O Centro de Fertilidade nunca indicou o exame ou o tratamento por não apresentarem validade científica e por não acreditarmos ser benéfico e seguro aos casais.