Fertilização "In Vitro"
Bom dia! Curitiba, 22 de Dezembro de 2014   Português English Español

Pós Transferência de Embriões

Vídeo "Infertilidade Causas e Soluções"

Após a colocação de um a quatro embriões no útero a mãe fica em repouso absoluto na cama por uma a duas horas. Após este período retorna a vida normal com algumas restrições quanto a relações sexuais e algumas atividades físicas. Viajens, trabalho e algumas ginásticas são permitidas enquanto aguarda doze dias para realizar o teste de gravidez (BHCG).

Neste período de espera é freqüente sentir dores ou desconforto com aumento de volume abdominal. As mamas geralmente aumentam de volume e ficam doloridas. Eventualmente ocorre pequeno sangramento vaginal escuro. Estes sinais e sintomas podem ocorrer todos ou nenhum e o diagnostico só ocorrerá com o exame de sangue no dia programado. Muitas dúvidas podem surgir nesta fase e a paciente pode entrar em contato com a clínica.

O resultado do BHCG deve sempre ser comunicado aos médicos, seja positivo ou negativo, para orientações posteriores. Gestações confirmadas apresentam risco de 10% de aborto. Algumas gestações iniciam gemelares e, posteriormente, tem uma redução no número de bebês sem que a mãe apresente qualquer sintoma de perda.

Os resultados positivos são maravilhosos, porém, é muito triste receber um resultado negativo, razão pela qual os casais devem estar preparados para este momento difícil. Não se desesperar, manter a calma, nunca perder as esperanças, não desanimar, conversar com o médico e programar novo tratamento. Cabe ao médico estabelecer um prognóstico (chances reais de engravidar), procurar conseguir resultados positivos o mais rápido possível e quando a gravidez demora, usar de toda sensibilidade necessária para tornar o tratamento suportável com ênfase ao estado emocional, físico e até financeiro.

Rua Atílio Bório, 710 - Alto da XV - Curitiba/PR
Fone/FAX: 41 3262-1242 - duvidas at centrodefertilidade dot com dot br