Como funciona a Fertilização In Vitro?

Como funciona a Fertilização In Vitro?2018-08-24T18:41:49+00:00

A Fertilização In Vitro é um procedimento médico avançado, mas os seus passos e etapas podem ser facilmente compreendidos. Antigamente todo o processo era menos efetivo, complicado e até desconfortável para as pacientes, necessitando de muita medicação hormonal e muitas coletas de sangue para exames laboratoriais. Hoje o procedimento é muito mais simples, seguro, confortável e efetivo.

Tudo começa com a investigação minuciosa do casal. Após diagnóstico e aconselhamento, pode-se indicar a Fertilização In Vitro, especialmente para casos como:

  • Obstrução tubárea;
  • Fator masculino grav;
  • Alterações ovulatórias relacionadas ao avanço da idade;
  • Entre outras indicações.

Além disso, o casal deverá realizar exames rotineiros para doenças infecciosas (exigido pela ANVISA).

Todo o tratamento será realizado dentro de um ciclo menstrual. Ou seja, começamos a contar os dias a partir do primeiro dia de menstruação. Até o terceiro dia é realizado exame ultrassonográfico para avaliar os ovários e útero. Não havendo alterações, são iniciadas as medicações indutoras de ovulação no terceiro dia de menstruação. As medicações (em sua maioria injetáveis) servem para estimular o recrutamento dos folículos ovarianos (bolinhas de líquido onde estão os óvulos). É importante ressaltar que não pode haver exagero na dose destas medicações, pois este “exagero” pode gerar efeitos colaterais graves, além de reduzir as chances de sucesso e gerar gastos desnecessários. A paciente deve realizar acompanhamento com ultrassonografias durante este estímulo.

Quando os folículos chegam ao seu tamanho ideal o médico então indica uma medicação para “amadurecer” os óvulos. Após dois dias da realização desta medicação a paciente é então submetida à punção folicular, procedimento realizado sob sedação e anestesia local, guiado por ultrassom para a captação dos óvulos. Neste mesmo dia é realizada a coleta do sêmen.

Os óvulos são preparados no laboratório de Fertilização In Vitro e ficam guardados em incubadoras específicas. Nossos embriologistas neste momento preparam a amostra de sêmen e com muito critério escolhem os melhores espermatozóides (este processo pode levar horas até encontrar os melhores).

Após os melhores espermatozóides serem escolhidos realizamos a injeção intracitoplasmática, que é a Fertilização In Vitro. Com o auxílio de microscópio robotizado e agulhas mais finas que um fio de cabelo injetamos um espermatozoiode no interior de cada óvulo. Os embriões formados começam então a se dividir, evoluindo diariamente.

Aqueles embriões com melhor potencial são transferidos ao útero da futura mamãe ao final de 2, 3 ou 5 dias (preferencialmente no terceiro dia). O procedimento de transferência embrionária é indolor e bastante tranquilo. Após a transferência a futura mamãe aguarda em repouso por 30 minutos e retorna para casa. O exame de beta-hCG é realizado dentro de duas semanas.

Todo este processo deve ser o mais amigável possível para o casal, sem que hajam grandes alterações em sua rotina. Nós, no Centro de Fertilidade Saab, nos esforçamos para que este momento seja humano, tranquilo e confortante. Para isto é muito importante que haja personalização e individualização, sem exageros em medicações ou procedimentos invasivos desnecessários. Sempre damos preferência aos tratamentos mais simples e mais naturais. Algumas vezes pulamos etapas e indicamos logo a Fertilização In Vitro em função da idade da paciente, resultados mais favoráveis ou outros fatores individuais do casal.

Para saber qual é o tratamento mais indicado para o seu caso, agende uma consulta no Centro de Fertilidade Saab. São mais de 30 anos de experiência e mais de 3.500 gestações assistidas.

Conheça nossos tratamentos mais procurados

FIV SIMPLIFICADA

FIV NATURAL

PGD DIAGNÓSTICO PRÉ-IMPLANTACIONAL

Conheça Nossos Planos

FIV por
Tentativa

O custo é por tentativa de Fertilização In Vitro. Inclui ecografias de controle, sedação, punção ovariana, ICSI, Super ICSI, Hatching e transferência embrionária.

2
Tentativas

Valor cobrado para pacote de duas tentativas de Fertilização In Vitro. Inclui ecografias de controle, sedação, punção ovariana, ICSI, Super ICSI, Hatching e transferência embrionária.

3
Tentativas

Valor cobrado para pacote de três tentativas de Fertilização In Vitro. Inclui ecografias de controle, sedação, punção ovariana, ICSI, Super ICSI, Hatching e transferência embrionária.

Tentativas
ILIMITADAS

Cobre tentativas ilimitadas até a confirmação da gestação com confirmação de batimentos cardíacos fetais presentes. Inclui ecografias de controle, sedação, punção ovariana, ICSI, Super ICSI, Hatching e transferência embrionária. Confira pré-requisitos.

Plano
REGRESSIVO

Nesta modalidade os custos são regressivos até a quarta tentativa. Inclui ecografias de controle, sedação, punção ovariana, ICSI, Super ICSI, Hatching e transferência embrionária.

Plano
PARCELADO
ANTECIPADO

Pagamento parcelado e concluído antes da realização do procedimento. Inclui ecografias de controle, sedação, punção ovariana, ICSI, Super ICSI, Hatching e transferência embrionária.

FORMAS DE
Pagamento

Consulte parcelamentos e outras formas de pagamento.

Vem de Outra Cidade?